Ação de Graças

Na última quinta-feira (mas a temática se estende em todo o feriado prolongado) foi dia de Ação de Graças nos EUA e em vários países europeus.

Aqui no Canadá foi na segunda semana de outubro e este ano passou batido para a gente, pois estávamos no Brasil.

Só agora tive a curiosidade de ler sobre a origem dessa data aqui. Nos EUA, a data marca a chegada dos primeiros colonos à Virgínia. No Canadá, a celebração foi misturando festividades indígenas e européias relacionadas às colheitas. Mas a idéia é a mesma: agradecer pelas dádivas recebidas naquele ano e confraternizar.

Acho uma pena que o Brasil não tenha adotado uma celebração semelhante, que nem precisa ser vinculada a nenhuma instituição religiosa em particular, como aqui no Canadá, em que a festa é secular.

É claro que pode-se agradecer todo dia e em particular, mas acho bonito fazê-lo abertamente com algum tipo de confraternização. Nós só temos a agradecer por tudo o que sempre tivemos e recebemos.

Um dos meus quadrinhos preferidos, Mutts, esteve a semana toda com tirinhas temáticas de agradecimento. A de hoje é a mais fofa (clique para ampliar):

Comentários

Daniduc disse…
Nussa que post legal. Será que algum dia estarei fazendo posts sobre as sutilezas da língua holandesa? Quem sabe...

BTW, Carol e Gus, o link que vocês tem pro nosso blog ali do lado está com o endereço antigo (http://blog.cybershark.net/amsterdam). Em breve ele deixará de funcionar, então seria uma honra manter o link aqui como http://www.ducsamsterdam.net ;)

Valeu!!

Postagens mais visitadas