sexta-feira, 6 de junho de 2008

Açaí

Recentemente, a turma dos tradutores esteve discutindo a presença do açaí no exterior.

Bom, aqui não é difícil encontrar. Chama-se "açaí" mesmo, eles nem esquecem do cedilha (só do acento no "i"). E para eles é um "berry". Já o vi apelidado "the power berry".

Ele é sempre associado ao Brasil e muito comum em "smoothies" ou vitaminas. Há várias marcas no supermercado aqui perto e são muito gostosos.

O engraçado é que exóticas, para mim, são a granada ("pomegranate") e o tal do mangostão ("mangosteen"), da qual eu nunca tinha ouvido falar.

Clique na foto para ampliar.

2 comentários:

Clarissa disse...

Engraçado porque romã (granada) sempre foi uma coisa normalíssima pra mim, pq meus pais têm um pé em casa. É comum em Brasília. Também tenho visto mudas e bonsais de romã aqui no Rio, pq dizem que dá sorte ter um em casa. Talvez por isso meus pais tenham ganhando a muda quando construíram a casa em que moram há mais de 20 anos. Mas tb, minha percepção é diferente da dos cariocas, pq pra mim pitanga e cirigüela são frutas comuns do quintal, enquanto a maioria dos meus amigos cariocas nunca viu ao vivo nem ouviu falar (respectivamente). Agora, mangostão nem em Brasília...

Carol disse...

Tá, então pomegranate é a tal da romã. Fiquei discutindo isso com a Bianca ontem. Tenho a impressão de que as romãs que eu vi eram meio diferentes da pomegranate. Aqui eles põem isso em tudo: sucos, sorvetes, molhos...