Identidade Canadense

Aqui é o Gus:

Pelo que já vi até agora, há muita discussão no Canadá sobre "o que é ser canadense". E o problema de identidade nacional aqui é muito sério, não apenas pelas inúmeras tentativas da província de Quebec de se separar do resto do país (há controvérsias sobre quem sairia perdendo se eles realmente se separassem...), mas também pela estrutura política descentralizada, imigração, etc.

Eu acho que a questão sobre o que é ser canadense pode ser respondida rapidamente: você bebe café no Tim Hortons? Se bebe, e sai com o copinho pela rua, então você é canadense, mesmo que tenha vindo de Marte.

O Tim Hortons é o Bob's do Canadá: foi criado por um ex-jogador de hóquei canadense, todo mundo já passou por lá pelo menos uma vez, todo mundo tem um certo orgulho (escondido, é verdade) da cadeia de fast-food nacional, mas que foi recentemente vendida para uma multinacional.

Beber o café dos caras é uma experiência interessante, não porque é bom, claro. Mas é uma daquelas práticas sociais definidoras de sua identidade, que ninguém (nem os construtivistas) consegue explicar direito.

Comentários

Postagens mais visitadas