Espaço virtual

É a Carol.

Estou besta com o espaço virtual que estamos ocupando. Pouco mais de 5 anos atrás, nos mudamos para cá com toda a nossa mudança digital num HD externo de 300 Gb. Isso incluía backup de dois computadores completos, todas as nossas fotos digitais, muitos arquivos de música. Eu já tinha muitos vídeos como material de trabalho.

Meu primeiro computador aqui tinha um HD acho que de 500 Gb. Aquele HD externo passou a ser o meu backup; o Gustavo comprou outro maior. Um tempo depois, o HD externo ficou pequeno, então comprei outro de 1 Tera no ano passado. 1 Tera! Não iria encher nunca!

Este ano trocamos os computadores. Meu HD novo tem 1 Tera. Além de traduzir muitos vídeos, eu edito também, e para editar é preciso descomprimir os vídeos. Um videozinho .avi de 300 Mb fica logo com uns 60 Gb descomprimido. Outro dia descomprimi um vídeo um pouco mais longo, que ficou com mais de 200 Gb.

Detalhe: qualquer vídeo de 15 minutinhos, pequeno, para streaming, tem 300 Mb hoje em dia. Um longa-metragem com alta resolução já vem com 4 ou 5 Gb. Aí estes dias eu editei uma série de videozinhos e, no processo de descomprime, edita, recomprime, converte, pulou uma janela me dizendo que eu não tinha mais espaço no HD. Saí apagando coisas desesperadamente, pastas com arquivos pesados que estão guardadas no HD de backup, mas eu fico em pânico só de pensar que meus arquivos estão em um único lugar.

Naturalmente, meu backup atual somado com o antigo não cabe mais no HD externo, que está no talo. Acabo de comprar um novo, com 3 Tera ($150 dólares). Ele vai guardar meu backup, e o de 1 Tera vai servir só como "espaço de manobra" para guardar vídeos descomprimidos na etapa intermediária de edição, pois já não vai dar para ter dois ou três arquivos de 200 Gb no meu computador, enquanto finalizo o processo de edição.

Já estou aqui pensando que esses 3 Tera não vão durar muito tempo...

Comentários

Postagens mais visitadas