Aventuras no supermercado

Aqui perto de casa há dois supermercados grandes e inúmeros minimercados mais especializados em comida regional ou em verduras e frutas frescas.

Em particular, o Dominion é um supermercado fantástico: tem uma seção imensa de verduras e frutas, muitos queijos, azeitonas e outros quitutes, uma ótima peixaria, e setores especializados em comida vegetariana, mexicana, chinesa e tudo mais. Dentro do supermercado tem até um estande de sushis e uma bela sorveteria italiana.

O setor de frutas é legal: eles identificam a procedência e organizam as frutas do jeito mais cosmopolita possível: kiwis da Nova Zelândia, mangas do México, laranjas dos Estados Unidos, minimelancias do Japão... Sempre há várias frutas que desconhecemos. Para nossa surpresa, havia carambolas do Brasil. Um prêmio para quem adivinhar como se diz "carambola" em inglês (resposta no fim desta mensagem).

Outra surpresa foi uma seção bastante grande, dentro da área de produtos a granel, dedicada a bombons da Garoto. Tem todos aqueles Mundi e assemelhados, de vários tipos diferentes.

No setor de cafés, você pode comprar a granel o café em grãos inteiros, de uns 20 tipos diferentes. Há todo tipo de tempero, molho, complementos e acompanhamentos especializados.

Fora do supermercado, em lojas especializadas, já encontramos empanadas chilenas, doce de leite argentino e até churros feitos na hora. Todos atendem pelos nomes originais, sem traduções inventadas.

Pelo visto, o único porém é quando o produto é tipicamente canadense. Os grandes produtos canadenses, segundo o que aprendemos até agora, são donuts (que os canadenses afirmam terem inventado) e maple syrup, um xarope feito da seiva da maple tree que eles põem em um monte de coisas. De fato, em tudo quanto é canto dá para comer uns donuts deliciosos. Mas o senso estético local não colabora. Por exemplo, você comeria isto aqui?



Aliás, uma das marcas mais conhecidas de produtos lácteos é "Equality" e o nosso sal é da marca "Nature's Impulse". Confesso que não entendo por que produtos tão básicos precisam conter manifestos sócio-antropológico-ambientais nas embalagens.

Finalmente, "carambola" em inglês é o ululantemente óbvio "star fruit".

Comentários

Anônimo disse…
Eu sabia como era "carambola"! Mas eu sou suspeita pra falar ahahaha... Ganha uma mariola quem adivinhar como é "jaca"! :)
Hum, droga, estou competindo com a tradutora do Jamie Oliver... Assim é covardia! Agora vou ter que pôr o pé na internet e pesquisar jaca...
:oP
Anônimo disse…
Que joia que ja estao se acostumando ai... e que bom que tem coisas da "nossa terrinha" ai... e "jaca" eh "jackfruit"...
Anônimo disse…
e eu achava que o quitute típico do canadá fosse o bacon... canadense.

turum tum tsssssssssss
Gus disse…
é lombinho canadense, hahaha

Mas tem coisas de comida aqui bizarras - tipo a foto acima, ou o restaurante do "dangerous dans". Sei lá, não ia comer num lugar desses não...
Anônimo disse…
OI Carol e Gus, esqueci de dizer que era a sua prima Nadia falando no anonimo!! Beijos... temos que nos programar de se encontrar!!
Nadia! Legal você por aqui!

Iremos para NJ em breve, com certeza. Provavelmente em outubro.

Beijos!
Anônimo disse…
Meus queridos, fiquem aqui em casa a vontade, minha mae, ou sua tia vai estar aqui, ajudando a Li a mudar. Beijos

Postagens mais visitadas