Açaí

Recentemente, a turma dos tradutores esteve discutindo a presença do açaí no exterior.

Bom, aqui não é difícil encontrar. Chama-se "açaí" mesmo, eles nem esquecem do cedilha (só do acento no "i"). E para eles é um "berry". Já o vi apelidado "the power berry".

Ele é sempre associado ao Brasil e muito comum em "smoothies" ou vitaminas. Há várias marcas no supermercado aqui perto e são muito gostosos.

O engraçado é que exóticas, para mim, são a granada ("pomegranate") e o tal do mangostão ("mangosteen"), da qual eu nunca tinha ouvido falar.

Clique na foto para ampliar.

Comentários

Anônimo disse…
Engraçado porque romã (granada) sempre foi uma coisa normalíssima pra mim, pq meus pais têm um pé em casa. É comum em Brasília. Também tenho visto mudas e bonsais de romã aqui no Rio, pq dizem que dá sorte ter um em casa. Talvez por isso meus pais tenham ganhando a muda quando construíram a casa em que moram há mais de 20 anos. Mas tb, minha percepção é diferente da dos cariocas, pq pra mim pitanga e cirigüela são frutas comuns do quintal, enquanto a maioria dos meus amigos cariocas nunca viu ao vivo nem ouviu falar (respectivamente). Agora, mangostão nem em Brasília...
Tá, então pomegranate é a tal da romã. Fiquei discutindo isso com a Bianca ontem. Tenho a impressão de que as romãs que eu vi eram meio diferentes da pomegranate. Aqui eles põem isso em tudo: sucos, sorvetes, molhos...

Postagens mais visitadas