Receita de verão: salmão com batata doce

Antes de mais nada, vale a pena indicar o blog da Carla, que descobri recentemente (a Carla é uma das expatriadas em Amsterdam, da listinha de expatriados aí do lado esquerdo). Ela tem umas receitas ótimas, que além de tudo são publicadas com uma aparência profissional.

Mas voltando aqui para Toronto...

Outro dia o Gustavo queria fazer uma receita diferente. Fuçamos nossos livros e escolhemos uma. Não a seguimos à risca porque tínhamos alguns ingredientes um pouco diferentes, mas ficou bom do mesmo jeito.

Fizemos primeiro o acompanhamento.

Pusemos na panela, tudo cru:
  • 2 batatas-doces cortadas em cubinhos (aqui já vimos a batata-doce igual à do Brasil, que é meio roxinha por dentro, mas a mais comum é a que eles também chamam de "yam" e é meio cor-de-abóbora, com o sabor um pouco menos acentuado)
  • 1 cebola em cubinhos pequenos
  • meio limão (o verdinho igual ao do Brasil) em rodelinhas bem finas
  • 1 colherinha de café de mostarda Dijon (pode ser outra mostarda, mas era a que tínhamos)
  • 1 colher de sopa de uvas passas
  • 2 colheres de sopa de leite
  • uma meia xícara de molho teryaki (a receita original era com shoyu e saquê, mas não tínhamos e decidimos usar o teryaki pronto mesmo, que estava na geladeira)
  • 1 pau de canela
  • sal e pimenta-do-reino
  • como tínhamos na geladeira, adicionamos orégano fresco (na receita original dizia louro, mas na hora não tínhamos)
Pusemos tudo isso para cozinhar em fogo médio, com tampa. Quando estava quase pronto, preparamos o salmão: fritamos os filés em um pouquinho de azeite, com sal e páprica doce.

Depois que estavam prontos, fizemos na mesma frigideira uma redução de balsâmico: meia xícara de vinagre balsâmico, um pouco de azeite e sal, fervidos por uns 2 minutinhos. Jogamos o molho por cima do salmão.

A combinação ficou excelente! Meio agridoce, e os temperinhos da batata-doce ficaram ótimos, com sabores doces e azedinhos que atiçam o paladar. As rodelinhas de limão desapareceram, restando só a casca cozida que ficou uma delícia de comer. Foi bem fácil e ficou com um aspecto todo sofisticado.

Recomendo!

Comentários

carladuc disse…
Oi Carol,

Muito Obrigada pela indicação do Blog da Carla. Fiquei super feliz e orgulhosa. :)

Esse salmão pareceu delicioso e diferente. Vou tentar certamente. Eu já vi batata doce por aqui, mas não sei se por agora conseguirei achar. Certas coisas tem mesmo só em determinadas épocas. Mas vou procurar. :)

Outra receita sua que está na minha lista é a moqueca de peixe. :)

Abraço,

Postagens mais visitadas