Aquecendo os motores para a cidadania

No próximo dia 27 de janeiro, cumprimos o requisito mais importante para pedirmos a cidadania canadense: ter residido fisicamente no país nos últimos 1.095 dias (3 anos) dentro dos últimos 1.460 dias (4 anos), sendo que devem ser no mínimo dois anos como residentes permanentes e cada dia passado aqui com visto temporário no tempo restante conta como meio dia.

Parece complicado, né?

Mas o site oficial de imigração e cidadania dá uma mão: além da lista de requisitos e documentos necessários, os formulários a serem preenchidos e tudo mais, há um sisteminha online no qual você informa a data de chegada ao país, a data em que você se tornou residente permanente, lista todas as saídas do país (dias, locais e razões), clica em "Calculate" e ele gera um relatório que já está pronto para ser anexado ao pedido.

Foi assim que eu soube que, nos últimos 4 anos, eu passei 177 dias fora do Canadá (quase meio ano!) Já somos permanentes há quase 3 anos.

O processo é bem mais simples que o de imigração. Tem que juntar a papelada, sem aquela loucura de certidões negativas em todos os países em que você morou e tudo mais, mais provas de que somos proficientes em inglês (essa nós não entendemos, pois já provamos isso no processo de imigração), pagar a taxa (bem mais barata que a de imigração) e esperar.

O processo todo dura dois anos, pode incluir pedidos adicionais de documentação, e mais ao final temos que fazer uma prova de conhecimentos gerais sobre o Canadá (história e geografia básica). Ao fim de tudo, tem uma cerimônia em que você canta o hino (molezinha, tem uns 10 versos e dura dois minutos) e jurar lealdade à rainha do Reino Unido, porque né, uma vez colônia, sempre colônia, e vai que a rainha quer nos dar uma medalha e transformar o Gus em cavaleiro, aí ela vai poder fazer isso.

Como em todos os outros procedimentos burocráticos que já fizemos, é tudo via site, bem explicadinho para crianças de 4 anos de idade, não precisa de despachante, advogado, nada disso.

Então, se tudo correr bem, esperamos no começo de 2016 virarmos cidadãos de primeira classe. Ou esquimós, um dos dois.

Comentários

Melissa disse…
Quero vídeo da cantoria do hino e do juramento à rainha.
Patrique disse…
Boa sorte a vocês! Que tudo corra bem e vocês virem cidadãos do hemisfério Norte!!!
Mel, pode deixar! :)

Valeu, Patrique!

Postagens mais visitadas