As capitais mundiais do homicídio

É o Gus:

A revista Foreign Policy trouxe uma pequena reportagem sobre 5 cidades com as maiores taxas de homicídio no mundo todo. Quando eu vi, pensei: "bom, fácil, deve ter pelo menos umas 3 cidades brasileiras; Rio e São Paulo com certeza". Bom, para minha surpresa, não: a cidade com o maior índice de homicídios no mundo é Caracas, na Venezuela (dá-lhe comandante Chavez! Pelo menos vocês são os maiores do mundo em alguma coisa), seguida pela Cidade do Cabo, na África do Sul, Nova Orleans, nos EUA, Moscou, na Rússia (bom, a taxa não é necessariamente alta, então me parece que a revista está forçando um pouco a barra), e uma cidade muito inusitada chamada Port Moresby, na Papua Nova Guiné (!?).

Não que eu me sinta orgulhoso dos nossos índices e da nossa polícia, é claro. Mas, como todo mundo sabe, dá sempre para encontrar coisa pior por aí (ou piorar o que já está ruim - e dá-lhe schadenfreude). O brasileiro adora repetir que "pior que está não dá para ficar", ou que "não tem como o buraco ficar mais fundo" e outras platitudes, mas na verdade dá sim: basta cavar mais fundo, hehe. Aqui no Canadá encontramos uma metáfora ainda mais interessante: cavar o buraco e bater com a pá na cabeça. Ugh. Mas dá uma idéia do que pode ser o drama.

O interessante é que Toronto não é a cidade campeã das estatísticas de crimes e homocídios no Canadá. A província de Ontario teve a impressionante marca média de 1.6 homicídios por 100.000 habitantes para o ano de 2007. Toronto teve uma média de 2 homicídios por 100.000 habitantes no ano de 2007. As campeãs canadenses foram Winnipeg (3.6/100.000), Saskatoon (3.6/100.000), Edmonton (3.3/100.000) e Calgary (3.1/100.000). Ah, sou mais a Baixada Fluminense...

Comentários

ROBERTO PORCHAT disse…
CARAMBA !! QUE VIOLÊNCIA GRANDE É ESSA?? RSRSRSR! PARA MIM O CANADÁ É O MELHOR PÁIS DO MUNDO!! PROBLEMAS TODOS TÊM!!ESTAMOS NO MUNDO E NÃO NO CÉU!! NÉ? RSRS!BOM SE FOSSE 1 HOMICÍDIO JÁ SERIA MUITO , POIS É UA VIDA!!MA SE COMPARARMOS COMO TAMANHO DA POPULAÇÃO ,ESTÁ EXCELENTE ! E EM MUITOS CASOS,ESTÃO RELACIONADOS AO BRIGAS DE GANGUES!OU SEJA QUEM PROCURA , ACHA!!!!!!DEUS ABENÇÕE VC´S EM TODOS OS SENTIDOS!!DEUS ABENÇÕE O BRASIL E O CANADÁ!!! ABRAÇOSSSSS!!!!!!!!
Daniduc disse…
Excuse-me... what?

Postagens mais visitadas