Previsão do tempo

Ler a previsão do tempo aqui está cada vez mais divertido.

Como todos sabem, quem prevê o clima é um pajé que fica na base meteorológica devidamente munido de galinhas, bodes, pássaros agourentos, folhas de chá e cachimbos.

A "previsão" só está certa tipo 1 minuto antes. Você olha pela janela e vê umas nuvens superpretas e muito vento, você diz "nossa, vai chover!", olha a previsão e está escrito: "possibilidade de chuva". Muito mais longe do que isso eles não acertam muito não. Mas é claro que, nesta época do ano, basta os caras tascarem lá que vai nevar e esfriar, e a chance de acertarem é enorme. Eu, por exemplo, estou prevendo neste momento, com base nas folhinhas de chá da minha xícara, que em janeiro vai fazer um baita frio.

Bom, a previsão para a semana que vem é o que o Gustavo e eu estamos chamando de "festa na tribo". Vejam só (clique para ampliar):


O dia da festa propriamente dito será no próximo domingo. A previsão é:

Windy and cold with snow mixing with rain, sleet, and freezing rain, accumulating 1-3". Winds from the SE at 38 km/h.
High: 0 °C
Realfeel®: -10 °C
Ou: "Frio e com vento, neve misturada com chuva, granizo e chuva congelada, com 1 a 3 polegadas de acúmulo. Ventos do SE a 38 km/h. Temperatura máxima zero, sensação térmica de -10".

Nesse dia, a família do pajé vai trazer a filharada, encher a cara, e ao longo do dia vão fumar o cachimbo do avesso, bagunçar as folhas de chá, matar a galinha choca e sabe-se lá o que mais.

Antes e depois, há preparativos e ressaca, é claro.

Confesso que não sei a diferença entre granizo e chuva congelada. Eu achava que granizo era chuva congelada. Eles também diferenciam neve molhada de neve seca. A diferença eu já aprendi: a neve molhada vira meleca lamacenta na hora que cai e a neve seca vira meleca lamacenta no dia seguinte.

Aliás, tem sido muito raro ver o sol ultimamente. O mais comum é estar tudo encoberto. Agora mesmo, os floquinhos de neve estão dançando aqui do lado da janela. Eles não caem, só ficam dando piruetinhas para cima e para baixo e fazendo redemoinhos.

humm, chocolate quente...

(Carol com cabeça de sexta-feira. Câmbio e desligo.)

Comentários

Anônimo disse…
... enquanto isso a gente tomava um chopinho no Manoel & Joaquim, com direito àqueles belisquetes maravilhosos e ótimo papo. Vocês fizeram falta!

Beijo grande da Min
Anônimo disse…
Sim, ja ja, depois de um dia sem uma nuvem no céu, calor de 36, e ainda evaporando a chuvinha da noite, subindo do asfalto feita vapor... precisa mesmo de um chopinho!!!

Postagens mais visitadas