The Cranberries

(Carol reportando.)

É outono e os mercados foram invadidos pelos berries: morangos (strawberries), framboesas (raspberries), amoras (blackberries), mirtilos (blueberries) e sei-lá-o-quê (cranberries). O sabor recorrente de sorvetes, sucos e tortas é o "very berry", uma combinação de berries.

Outro dia comemos uma caixa de framboesas, e depois eu comprei um saco grande de cranberries. Ao contrário do que diz o Gustavo no último post dele, são azedas pra danar, e não amargas. Amargo é aquele sabor que resseca a língua; azedo é aquele que dá tipo um calafrio na direção das orelhas. Eu comi a tal frutinha pura, e posso garantir que é azeda de arrepiar os pelinhos da nuca.

Fiz uma geléia de cranberries: o pacote inteiro sobre uma calda de açúcar, com um pauzinho de canela. Depois passei por uma peneira. Rendeu um tapoé bem cheio de uma geléia vermelho-rubi. De-li-ci-osa!

Agora, de tarde, tomamos algum dos nossos chás a granel -- verde com jasmin de Taiwan, ou de especiarias indianas, ou de florezinhas de camomila, ou de rooibos da África do Sul, ou Earl Grey com baunilha -- com torradinhas com geléia de cranberry.

Very proper.

Comentários

Anônimo disse…
Vejo cranberry ser traduzido pelo simpático nome de oxicoco. Em português, além de amargo-azeda, ela também tem um nome muito parecido com o de certos bacilos. Eca... Pelo menos a geléia fica boa...
Anônimo disse…
Mmmm... quando é que é mesmo a temporada das frutinhas? Outono? Mmmmm.... Vou ter que pensar no caso....
Clá,
pois é, "oxicoco" é o tipo de palavra que a gente só vê em legenda, né? Porque a dita cuja não existe abaixo do Equador. Aliás, só existe bem aqui para cima...

A partir desse post, estive pesquisando as traduções. Em espanhol é interessante: "arándano" serve tanto para blueberry quanto para cranberry, o primeiro é "arándano azul" e tem muito na Argentina, Uruguai e Chile; o segundo é "arándano rojo" e só tem aqui no norte, mesmo.

(Comida também é cultura...)
No verão e no outono tem frutinhas e frutonas aos montes. No verão era uma invasão de cerejas e morangos gigantescos. Agora são os berries menorezinhos.

Até agora, o outono é minha estação preferida. Vale a pena pensar com carinho no caso.
Gus disse…
É, tem frutinha de montão.

Mas esse lance das cranberries serem azedas.. não sei não. Talvez elas sejam realmente azeda-amargas. Mas a verdade é que você precisa de um monte de açúcar para poder comer as danadas... mas as blueberries (Mertilo? Acho que é isso) e as framboesas são muito boas.

Faltou apenas provar a pumpkin pie, que alguém (acho que foi a Bianca) já disse que são doces... aliás, é difícil comprar abóbora aqui. Ou você comprar uma de 20 quilos, ou se contenta com umas menorezinhas que não são boas para doce, que eles chamam de squash.

Postagens mais visitadas